13.5.12

instalações


como tiveram oportunidade de ver, estiveram montadas, na semana passada, certas instalações, espalhadas por diversos pontos interiores da escola, as quais foram integralmente construídas com lixo – recolhido, na sua maior parte, no espaço exterior do recinto escolar. o ponto de partida do nosso projecto foi precisamente a percepção das enormes quantidades de lixo atirado para o chão pelos alunos da escola, algo que afecta o bem-estar de todos os que a frequentam, para além dos danos relacionados com o ambiente.

independentemente de estarem todos fartos da conversa “não se deita lixo para o chão!”, achámos que podíamos tentar, mais uma vez, apelar ao vosso contributo na mudança de atitudes que pretendemos incitar.

por isso mesmo, o nosso objectivo era deslocar o lixo do exterior para o interior, colocando-o em locais “desadequados”; demonstrar impacto, incomodar a passagem e obter reacções.

o facto de termos recebido queixas devido ao mau cheiro proveniente das instalações, de termos sido chamadas ao director pelo carácter pouco higiénico das mesmas, de termos ouvido expressões como “que nojo!” mostra que conseguimos atingir aquilo que pretendíamos.

quanto a alterações a longo prazo, cabe-vos a vocês, restantes alunos da arroio, perceberem que, se cada um fizer a sua parte, é possível conviver num espaço mais limpo.

a segunda etapa do nosso projecto será a realização de uma oficina que temos vindo a divulgar, através de flyers e cartazes, em que os inscritos poderão construir objectos com o lixo das instalações (já devidamente lavado!) e contar com a presença do artista João Parrinha, que trabalha com materiais reciclados e se disponibilizou para falar um bocadinho da sua obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário